Abadia de Saint-Germain-des-Prés – A pétrea fortificação onde Deus guarda as suas estrelas

 Abadia de Saint-Germain-des-Prés – A pétrea fortificação onde Deus guarda as suas estrelas

            Usualmente, entremeio o meu relato pessoal com pormenorizadas descrições históricas, visto que costumo me inteirar do pretérito antes de prorromper na atualidade de um lugar estimado. No entanto, eu não estou eximida do prazer de vaguear a própria ventura ainda mais, depois de cumprir com todos os prazenteiros encargos que havíamos nos incumbido, retornávamos no sutil limbo entre Apolo e Ártemis, quando já nem a poente luz solar ou a nascente iluminação citadina são o suficiente para iluminar seja o que seja da orla, portanto tudo era indistinto.

               Tendo isso em vista, como estava especificamente ignara para esse monumento, isto é, para a Abadia de Saint-Germain-des-Préscreio ser mais fidedigno expressar toda a minha genuína admiração que somente o assombro propicia para posteriormente descrever o outrora dessa reminiscência medieval. Afinal, quando entrevi essa colossal fortificação petrosa certamente já a considerei imponente, contudo sequer distinguia os contornos das suas vivazes estátuas engolfadas nas trevas de uma densa silhueta ou sabia algo acerca da relevância do túmulo do célebre filósofo que jazia em seu subsolo. Mesmo, assim atraída pelo curioso ócio que a viagem auspicia, logo adentro disposta a ceder apenas alguns desimportantes minutos.

               Deparo-me estupefata com o mais formoso céu estrelado que já havia contemplado como se a mais bela noite houvesse petrificado para Medusa a deslumbrar para toda a eternidade, afinal tudo desde o cerúleo do fundo até os prateados astros que resplandeciam, embora desprovidos de claridade própria, eram perfeitos. Além disso, tudo era tão vivaz e sarapintado que cada pintura parecia uma janela para o paraíso. Assim, enfim eu me convenci de que a arte aprecia de sobremaneira o curioso e o paciente.

Link para conferir Ópera de Gelo, o meu novo romance histórico.

Comentários

Postar um comentário

Seguir

Compartilhe

Postagens recentes

Istambul - Onde Oriente e Ocidente se entrelaçam

Memórias de um Caçador - Turguêniev e eu

A troca da guarda - Uma celebração viva à memória da Grécia

Bazar de Especiarias – O coração aromático de Istambul

Place du Palais-Royal – A modernidade usada para revitalizar a antiguidade