St. Moritz - Um caminho de conto de fadas

 St. Moritz - Um caminho de conto de fadas

     St. Moritz é uma bela vila que encravada nas altivas cordilheiras suíças aparenta ser um mágico conto de fadas que se faz tangível pela igualmente impressionante proeza do Bernina Express que adentra o fantástico mundo enregelante com encantados artifícios que fogem da compreensão mundana, talvez para suscitar o singelo prazer de usufruir de uma autêntica fantasia que só merece tal nomenclatura se adornada pelo mistério senão arriscaria beirar uma ficção científica.


    No entanto tudo leva a crer que se trata de um magnífico conto de fadas, desde as elevadas montanhas que se erguem como régios castelos até as charmosas vilas que soam como se tivessem sido esculpidas artesanalmente por um dedicado escultor, tudo aparenta ser a personificação de uma aprazível fantasia,  o que o homogêneo respingar de neve logo realça ainda mais. Por isso que interpreto a jornada até St. Moritz como uma aventura heroica para alcançar a suntuosa terra prometida que, aliás, é elemento obrigatório de qualquer magnífico conto de fadas.

        Certamente tal viagem é digna de ser coroada como aventura sendo até merecedora de dourados louros, porque o íngreme itinerário montanhoso parte de 429 m até 2 253 m de altitude através de 55 túneis e mais de 196 pontes incluindo linhas consideradas Patrimônio Mundial da UNESCO, ou seja, é patente que há a convergência de um passeio tão desafiador quanto esbelto. Para mim, não existe travessia alpina mais extraordinária.

        A maneira como o Bernina Express ascende por entre as pedregosas cordilheiras com a facilidade de alguém que sobe as escadas é surpreendente, no entanto não tanto quanto as paisagens que se revelam pouco a pouco como páginas de uma narrativa fantástica com que nos regozijamos e quando alcançar o Alp Grüm a 2.091 m estará tão enlevado pelo desenlace que sequer irá se recordar que ao desfecho dessa linda história te aguarda a inesquecível St. Moritz.

        Realmente de dentro das cabines panorâmicas é como se estivesse presenciando o desenrolar de um fantástico devaneio que só se dissipa por completo, quando é fustigado pela primeira brisa gélida até tal momento ainda se conserva uma deleitosa irrealidade tão atrativa quando a atualidade está tão conturbada.

        Por fim, embora somente o trem tenha se empenhado durante toda a empolgante aventura, enquanto desfrutava do excelente horizonte que se moldava conforme o folhear das páginas, ambos são presenteados com o destino final detentor de emoções, alegrias e memórias tão incríveis quanto a que vivenciou até encontrá-lo.

        Em síntese, seja no clima estival com os lagos cintilando como safiras ou no clima invernal em que tudo se ornamenta da alva e elegante neve algo é unânime tão imperdível quanto St. Moritz é o caminho até lá.

Mais informações:

Para informações acerca do Bernina Express acesse o site:

Link para conferir Ópera de Gelo, o meu novo romance histórico.

Comentários

  1. Adorei o post ! Encantador na maneita como foi desenhado fazendo-nos sentir a beleza desse lugar cercado pelos Alpes Suiços e com um lago no meio, Saint Moritz é sem dúvidas uma cidade dos sonhos .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grata e alegre por conseguir invocar um lugar tão emblemático

      Excluir
  2. Sempre sonhei em viajar de trem agora já tenho em mente um trem específico

    ResponderExcluir
  3. Informações poéticas e assertivas ao mesmo tempo. Adorei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, espero te rever no conteúdo da próxima semana!

      Excluir
  4. Como não se apaixonar por lugar onde você ao chegar dá de cara com um lago de águas cristalinas ou congelado, dependendo da época do ano.

    ResponderExcluir
  5. Me deixou com muita vontade de conhecer.
    Parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado e espero que se agrade do resto do conteúdo também

      Excluir
  6. Adorei, me senti transportada para o lugar.

    ResponderExcluir
  7. Viajei com seu texto.

    ResponderExcluir
  8. Que vontade de conhecer.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seguir

Compartilhe

Postagens recentes

Istambul - Onde Oriente e Ocidente se entrelaçam

Memórias de um Caçador - Turguêniev e eu

A troca da guarda - Uma celebração viva à memória da Grécia

Bazar de Especiarias – O coração aromático de Istambul

Place du Palais-Royal – A modernidade usada para revitalizar a antiguidade