Áustria – Entre a Viena palaciana e os Alpes

Áustria – Entre a Viena palaciana e os Alpes      



Viena, além de ser a capital da Áustria é, outrossim a capital da música clássica, onde os maiores expoentes musicais se refugiaram e ainda se refugiam atrás de inspiração e incentivo que invariavelmente encontram nos braços da melodiosa musa Euterpe.

É inevitável a sua inveterada rivalidade com Paris cujo esplendor é análogo. Em suas avenidas espaçosas, a Europa se manifesta em todo o seu notório arquétipo desde palácios magníficos até praças suntuosas a opulência se espreita em cada esquina. De fato, é enternecedor como as sinfonias de Mozart e Beethoven ainda ecoam das janelas entreabertas, reinterpretadas por efusivos admiradores que moldam o ritmo da cidade.

Tendo tudo isso em vista, Viena não é apenas uma capital; ela é a personificação das mais altas expectativas em relação a Europa com a sua refinada cultura e história exuberante.

Em contrapartida, também há Salzburgo, uma povoação que, embora menor em dimensão, exala uma selvagem grandiosidade própria. Envolvida pelos Alpes, a sua característica arquitetura barroca é compelida a se harmonizar com a imponência vegetal. Aqui, a maior beleza é esculpida pela natureza que se incumbe de guardiã silenciosa por meio dos Maciços Alpinos. Em Salzburgo, a Áustria nos revela uma outra faceta, mais idílica, mas ainda assim inegavelmente europeia.

Essas são as duas faces que compõem o rosto austríaco: a opulência cultural de Viena e a serenidade natural de Salzburgo exemplificam perfeitamente toda a complexidade do país e, apesar de divergentes compartilham uma ligação profunda com a essência europeia. 

Link para conferir Ópera de Gelo, o meu romance histórico.

    Link para conocer Ópera de Hielo, la traducción al español de mi novela histórica.

Comentários

Postar um comentário

Seguir

Compartilhe

Postagens recentes

Itália – Todos os belos fragmentos do Império Romano

Miradouro das Portas do Sol – O casamento perfeito entre o Sol e Lisboa

Paris para mim - A popular Praça da Revolução

Sócrates – O filho de Atenas que ensinou o mundo a pensar

A árdua realidade - Conto