A Cisterna da Basílica - O Palácio Subaquático de Istambul

 A Cisterna da Basílica - O Palácio Subaquático de Istambul

        Abaixo da movimentada cidade turca, escondido nas profundezas do bairro histórico, repousa um segredo ancestral. A Cisterna da Basílica, também ilustre pelo epíteto de maior cisterna do mundo, é um autêntico palácio subaquático que se escapa do olhar desatento do transeunte terrestre.

         Ao descer os degraus pétreos, encontrará uma realidade mítica onde a luz dança nas águas calmas, criando sombrosos reflexos que recontam mitos olvidados ou já célebres. Concomitantemente, é cercado por colunas majestosas que se erguem do domínio de Poseidon, ou melhor, Netuno sustentando a estrutura como braços de silenciosos sentinelas de um glorioso passado imperial.

         A Cisterna da Basílica, construída no século VI durante o reinado do imperador Justiniano, serviu como um reservatório de água para o Grande Palácio de Constantinopla e seus arredores. No entanto, a magnificência ornamental do Império Romano transfigurou em uma Atlântida o que seria um mero armazém aquático.

         Passear pelos arcos é como atravessar um sonho repleto de alegorias oníricas tais como os bustos de uma Medusa que se admirou no espelho ou trágicas esculturas contemporâneas, lembrando os visitantes de que há, sob a plácida película aquática, correntezas antagônicas disputando a hegemonia.

         A Cisterna da Basílica é um extraordinário monumento histórico que, malgrado ainda não se conciliou com Febo, felizmente está aberto para nós.

Link para conferir Ópera de Gelo, o meu romance histórico.

Link para conocer Ópera de Hielo, la traducción al español de mi novela histórica.

Comentários

  1. é esplêndido! Uma obra de arte para ninguém ver!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, muito lindo, escritora

    ResponderExcluir
  3. Poético, um lugar ainda escondido, ma que merece ser ainda mais conhecido!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma joia romana que a atualidade está redescobrindo e redecorando...

      Excluir
  4. Belas palavras para belos cenários...

    ResponderExcluir
  5. Acho que já vi num filme esse lugar, só não lembro qual. É bem impressionante, adorei essa estátua da Medusa, deve dar medo ao vivo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Cisterna da Basílica aparece no filme Inferno, baseado no livro de Dan Brown, creio que estejas te referindo a ele. Aliás, eu não sei se diria medo, porém certamente é um lugar místico

      Excluir

Postar um comentário

Seguir

Compartilhe

Postagens recentes

Itália – Todos os belos fragmentos do Império Romano

Miradouro das Portas do Sol – O casamento perfeito entre o Sol e Lisboa

Paris para mim - A popular Praça da Revolução

Sócrates – O filho de Atenas que ensinou o mundo a pensar

A árdua realidade - Conto