Atenas - O berço do mundo

 Atenas - O berço do mundo


Atenas é a capital atual da Grécia, contudo antes mesmo dos romanos renomearem toda a Europa, quando ela ainda possuía a sua nomenclatura original Atenas já era o apogeu civilizatório do conglomerado de cidades-estados que se intitulava Hélade.

Ela deve o seu nome a uma disputa entre Poseidon que lhe concede um belo litoral de águas límpidas e a vetusta deusa Atena que lhe presenteia com as oliveiras. Por fim, não é complicado deduzir qual divindade triunfa.

Atena é perfeita para Atenas, porque ela personifica, por exemplo, a sabedoria e a arte, por isso mesmo que retiremos a roupagem mitológica de uma cidade erguida sobre os mitos, para mim, ela ainda remete a ambas as virtudes. Porque, Atenas pode por si só presentear o visitante com paisagens deslumbrantes e monumentos impactantes que atravessam os milênios por pura obstinação e, talvez menosprezo pelas intempéries do tempo, como a Acrópole que se soergueu do solo para que o estonteante Partenon fosse devidamente apreciado, onde quer que se esteja, logo corrobora para a minha convicção.

Entretanto, para vivenciar verdadeiramente Atenas precisa ir além do mármore e daquilo que a visão infere, pois a arte desprovida do conhecimento é nada mais do que um belo receptáculo oco, por isso é necessário ter a plena consciência de que sobre Atenas caminhou Péricles a quem devemos a democracia, Sócrates a quem devemos a filosofia, além de Sófocles e Aristófanes para quem devemos o teatro, já que, somente dessa maneira compreenderemos que Atenas não é apenas o lar da democracia, filosofia e teatro, contudo precisamente o lar de todo o Ocidente independentemente da passagem impiedosa do tempo. Então, eu vos convido para conhecer o berço do mundo e consequentemente o começo de tudo.

Link para conferir Ópera de Gelo, o meu novo romance histórico.

Comentários

  1. Atenas.... Menos famosa que a sua contraparte Roma mas tão bela quanto

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, escritora esplendido

    ResponderExcluir
  3. Lindo, adorei tudo tão histórico!

    ResponderExcluir
  4. Muito legal e interessate!

    ResponderExcluir
  5. Adoraria uma saga!!!!! Certamente, um período enigmático da humanidade que faz com que duvidemos da noção de evolução...

    ResponderExcluir
  6. Adorei, fale mais de Sócrates depois, ele é quase a personificação da Grécia Antiga

    ResponderExcluir
  7. Perfeito, parabéns trabalho impecável!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seguir

Compartilhe

Postagens recentes

Istambul - Onde Oriente e Ocidente se entrelaçam

Memórias de um Caçador - Turguêniev e eu

A troca da guarda - Uma celebração viva à memória da Grécia

Bazar de Especiarias – O coração aromático de Istambul

Place du Palais-Royal – A modernidade usada para revitalizar a antiguidade