Assis - Onde a paz reina soberana

Assis - Onde a paz reina soberana

        Assis é um recanto cativante encravado nas colinas da Úmbria e cercado por bucólicas plantações que ao despontar do primeiro raio de sol cintilam como ouro entre todo o exuberante verde que transita por todas as tonalidades, enquanto dentro das pétreas muralhas prevalece uma arquitetura medieval assim que se transcende a Porta de São Pedro. Ela que é a entrada fortificada de muralhas que presentemente não servem para afugentar beligerantes inimigos, entretanto para espantar todo o caos contemporâneo que se entrelaça a atualidade que redefine a nossa concepção de tempo lhe conferindo uma frenética velocidade que beira ao inumano. 

        Em síntese, Assis é um sereno refúgio em que cada pedregoso fragmento compõe um singelo, mas belo mosaico. Tudo é pitorescamente formoso entre as pontes que se erguem sobre as ruas que deambula e despretensiosas escadas que subindo em uma viela qualquer se depara com uma vista panorâmica que aparenta ser uma brecha para o campônio Paraíso.

        No entanto Assis também ostenta um outrora romano algo lógico ao recordarmos que está na Itália, então entre a predominante paisagem medieva existe ainda um Fórum Romano em que se discutia política muito antes de se idealizar qualquer aliança régia e clerical que depois transfiguraria toda a Europa, bem como o magnífico Templo de Minerva que com as suas imponentes colunas relembra que seja chamada pelo seu nome original, ou mesmo, Igreja de Santa Maria sobre Minerva ela é a prova irrefutável de que a Itália romana e a Itália medieval, apesar de soarem como conceitos divergentes, na realidade, são somente duas facetas de um mesmo lugar ambivalente.

        Não obstante, Assis realmente conheceu o seu célebre apogeu na longa noite de mil anos em que durante o seu perdurar, por pura obra divina, prorrompe a mais fulgurante estrela italiana.

        Assis é principalmente paz talvez para honrar com o seu conterrâneo mais ilustre, ou seja, o perene São Francisco de Assis. Ele foi primordial para que Assis sobrepujasse o âmbito italiano, europeu e mesmo religioso, porque São Francisco de Assis é emblemático e atemporal. 

       Por isso merece ser delongado à parte para que eu seja hábil para dimensionar o que tal notável santo significa para a humanidade, ao passo que nesta semana irei me resumir a simplicista, porém verídica afirmação de que se venerássemos a saudação franciscana ‘’ paz e bem ‘’, todos os males seriam extintos para o perseverar do mundo ideal que ainda nomeamos de utópico.

              Por fim, desejo para todos: paz e bem.

Link para conferir Ópera de Gelo, o meu novo romance histórico.

Comentários

  1. Inspiradora Assisi!!!
    Local nascimento de São Francisco.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns querida, que lindo, amo São Francisco!

    ResponderExcluir
  3. Perfeita e adequada descrição: não porque entenda e tenha esse conhecimento, ou que tenha me levado a levantar questões. Mas porque senti.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feliz por ser capaz de transmitir a minha veneração por esse santo lugar

      Excluir
  4. Cidade que exala paz escolhida para nascer o seu grande representante

    ResponderExcluir
  5. Já estive nessa cidade que é um santuário de paz, onde cada canto exala São Francisco.

    ResponderExcluir
  6. Assis parece incrivel por si só, mas acho que o São Francisco a faz única

    ResponderExcluir
  7. Adorei tudo e espero que na próxima semana seja aprofundado São Fracisco que muito admiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na próxima semana irei me delongar sobre este iluminado santo como ele merece, desta forma retomando outros pontos de Assis

      Excluir
  8. Quando descreio na humanidade me lembro desses recantos...

    ResponderExcluir
  9. Me deixou com vontade de conhecer, ainda vou a Assis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdadeiramente um lugar especial que merece ser conhecido

      Excluir
  10. Terra onde viveu São Francisco, obrigada Victoria por me fazer sentir lá ....

    ResponderExcluir
  11. Maravilhoso, Victória! Amei o teu texto, me senti caminhando em Assis. Quando setembro chegar, estarei lá! Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Ainda haverá mais conteúdo sobre Assis em que retomarei emblemáticos e sacros lugares por onde passaram São Francisco e Santa Clara assim espero ser útil para inspirar o seu roteiro por esse autêntico recanto da paz

      Excluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pelo belo texto fazendo-nos "viver" momentos especiais na leitura sobre Assis despertando a vontade de incluir no roteiro, quem ainda não foi, quando visitar a Itália . Esperando pela continuação sobre o lugar e os registros sobre São Francisco que através do talento que tens ao escrever tornará ainda mais comovedor a leitura.

      Excluir
  13. Parabéns Victoria, adorei o texto.

    ResponderExcluir
  14. Assis é um oásis de paz.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seguir

Compartilhe

Postagens recentes

Istambul - Onde Oriente e Ocidente se entrelaçam

Memórias de um Caçador - Turguêniev e eu

A troca da guarda - Uma celebração viva à memória da Grécia

Bazar de Especiarias – O coração aromático de Istambul

Place du Palais-Royal – A modernidade usada para revitalizar a antiguidade